O DEMOCRATA FUTEBOL CLUBE é regido pelo Estatuto Social aprovado em Assembléia Geral realizada no dia 25 de fevereiro de 2010, tendo como poderes diretivos:

Assembléia Geral

A Assembléia Geral é o órgão soberano do Clube e suas decisões só poderão ser reformadas em nova Assembléia, especialmente convocada para este fim.

A Assembléia Geral é constituída pela reunião dos associados proprietários titulares de títulos patrimoniais maiores de 18 anos, quites com os cofres sociais e em pleno gozo de seus direitos estatutários.

Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo é órgão superior da administração, soberano para deliberar sobre todas as matérias de interesse do Clube e de seus associados, excluídas as de competência exclusiva da Assembléia Geral.

O Conselho Deliberativo é constituído por 60 membros titulares e 20 suplentes, devendo todos ser associados titulares de títulos patrimoniais, maiores de 18 anos, quites com os cofres sociais, eleitos pela Assembléia Geral.

Presidente: Gustavo Miranda

Vice-presidente: Valdemar Pereira da Costa

1º Secretário: Lino Emanuel Monteiro Assunção

2º Secretário: Rone Mendes

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal, eleito pelo Conselho Deliberativo, é o órgão com poderes para examinar as contas, balancetes e balanços da Diretoria Executiva, emitindo parecer sobre os mesmos, encaminhando-o ao Conselho Deliberativo e à Assembléia Geral, para apreciação.

O Conselho Fiscal é composto de 3 membros efetivos e igual número de suplentes, tendo o Presidente e o Vice-presidente eleitos entre seus membros.

Presidente: Suzana Alves de Vasconcelos

Diretoria Executiva

A administração do Democrata Futebol Clube é exercida pela Diretoria Executiva, composta por Presidente e Vice-presidente eleitos pelo Conselho Deliberativo, e diretores nomeados pelo seu Presidente, quais sejam: Diretor Geral, Diretor Administrativo, Diretor de Finanças, Diretor Comercial e de Relações Institucionais, Diretor de Patrimônio, Diretor Social, Diretor Jurídico e Diretor de Futebol.

Somente sócios proprietários de títulos patrimoniais maiores de 18 anos podem exercer cargos na Diretoria Executiva.

Presidente: Jaime do Carmo Ribeiro

Vice-presidente: José Pedro Eustáquio Chamon

Comissão de Sindicância

A Comissão de Sindicância é órgão da administração do Clube, composta de 05 associados escolhidos e nomeados pela Diretoria Executiva, com competência para:

a) examinar as propostas para admissão de associados e emitir parecer sobre as mesmas;

b) emitir pareceres fazer indicações para a concessão de títulos de sócios beneméritos e honorários;

b) realizar investigações, a pedido da Diretoria Executiva, relativas a possíveis irregularidades em qualquer setor do Clube, propondo as providências e medidas a serem adotadas.

Comissão de Disciplina

A Comissão de Disciplina será composta por 05 membros titulares e 05 suplentes, com conhecimento técnico jurídico, designados pela Diretoria Executiva entre os associados do Clube, e será convocada para emitir pareceres e decidir a respeito de todas as infrações cometidas contra disposições do Estatuto Social e dos Regulamentos Internos do Clube.

Comissão Eleitoral

A Comissão Eleitoral, órgão de natureza transitória, tem incumbência de organizar e coordenar o processo de eleição do Conselho Deliberativo do Clube, depois de publicado o respectivo Edital de Convocação.

A Comissão Eleitoral é obrigatória, mas é implantada somente quando da realização de eleições.